TARTARO - O GRANDE ABISMO ESCURO
“E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o sol e o ar. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem”. (Ap. 9.2,3.).
As Escrituras sagradas revelam um lugar nas profundezas da terra chamado, o poço do abismo, pela descrição, uma prisão de segurança máxima, escuro e quente, onde estão detidos os anjos caídos de maior periculosidade, os quais serão libertos durante a grande tribulação, quando for tocado a quinta trombeta, descrita no Apocalipse. Eles sairão com um único objetivo: atormentar e matar as pessoas ímpias. (Ap. 9.1-11).
Segundo alguns teóricos e teólogos entendem, este lugar fica localizado na estrutura interior da terra, na segunda camada chamada de pirosfera, depois da Litosfera e antes da Barisfera. Esta a segunda região abismal da terra, fica a aproximadamente, 3.000 (três mil quilômetros de profundidade), onde o calor atinge a graus tão elevados, a ponto de elementos como o ferro, o níquel, e o cobre estarem acessos como brasas de fogo.
Entende-se tanto nas escrituras quanto na mitologia antiga, que neste local, estava o tártaro, lugar onde estão aprisionados os anjos decaidos, aguardando o juízo do grande dia do Senhor. Alguns autores bíblicos o mencionaram com clareza, sempre o associando à prisão dos anjos rebelados:
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançado no abismo, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”. (2. Pd.2.4).
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. (Jd.1.6).
Tanto o apostolo Pedro quanto Judas, estão falando do mesmo lugar, ou seja, o grande abismo escuro, onde estão aprisionados os demônios mais perigosos, os quais, não podem ficar em liberdade. É provável que estes demônios, fossem anjos que assumiam posições de poder e liderança no céu antes da queda, portanto, possuíam grande poder, capazes de causar grandes destruições aos seres humanos, por isso, o Senhor os manteve em prisão de segurança máxima privando-os de liberdade como tem os demais demônios e próprio satanás, o seu maioral.
Este lugar é chamado nas Escrituras como Abadon em Hebraico, e Apolion em grego. (Ap.9.11). O chefe desta prisão é o próprio satanás, apesar disso, ele não tem a autorização divina para os libertar, somente na abertura do quinto selo do apocalipse, ele receberá esta autorização para liberta-los. O próprio satanás, será aprisionado neste lugar, no fim da grande tribulação onde passará mil anos detido e então será solto novamente por um tempo, quando voltará a tentar novamente as nações. (Ap.20.2,3).
“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é diabo e Satanás, e amarrou por mil anos. E lançou-o no abismo, ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. (Ap.20.2,3).
Estes terríveis demônios presos no abismo e soltos na grande tribulação, foram vistos na visão de João como gafanhotos gigantes, os quais receberão autorização de atormentar os homens por cinco meses ininterruptos. O sofrimento causado por eles aos homens, será tão grande que desejarão a morte, mas ela fugirá deles.
Na abertura do abismo e consequente libertação destes terríveis demônios, subiu dele uma grande nuvem de fumaça como de uma grande fornalha acessa, que escureceu o sol e contaminou o ar, no entanto, lhes foi proibido causar dano a erva da terra, nada verde deverá ser tocada, tão somente aos homens. (Ap.9.1-6).
Jesus Cristo também mencionou este momento tão terrível e angustiante que os homens passarão durante a grande tribulação, em função destes grandes tormentos infernais, dizendo:
“Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados”. (Lc.21.26).
Muitos acreditam, que na terceira e última região abismal do planeta terra, a Barisfera, a parte mais profunda do abismo, onde a temperatura atinge graus tão elevados, onde elementos como ferro e níquel estão derretidos em forma liquida, formando um verdadeiro mar de fogo.
Os elementos que compõem este lugar, são em sua maioria, enxofre, ferro e níquel. Especula-se que este lugar seja o chamado lago de fogo ardente, ou geena, ou simplesmente, o abismo dos abismos. Destino final do Diabo, do falso profeta, do anticristo, da morte e do inferno e de todos os que não forem encontrados no livro da vida do Cordeiro de Deus. (Ap.19.20; 20.10).
Neste terrível lugar, se dará também a chamada morte eterna, ou seja, a separação eterna das criaturas, espirituais e humanas do seu Criador, aqueles que forem lançados no lago de fogo, não terão mais nenhuma chance de reatar a comunhão com Deus e alcançar sua Misericórdia e perdão, significa, portanto, a morte eterna, o destino final de todos os ímpios que rejeitaram a Deus e o seu plano de salvação.













Contribua. Comente!
O que achou deste artigo?