Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Crédito: Roberta Corrêa/Sesa
Novo Hospital da Criança e do Adolescente ganha consultório odontológico para cuidar da saúde bucal de pacientes com doenças crônicas
Por: Roberta Corrêa -


Novo Hospital da Criança e do Adolescente ganha consultório odontológico para cuidar da saúde bucal de pacientes com doenças crônicas

Governo do Amapá inova com estrutura moderna e equipamentos de ponta no novo HCA; a implantação do serviço contou com o apoio da primeira-dama Priscilla Flores, cirurgiã-dentista e coordenadora do programa Mais Sorriso.

O atendimento odontológico no ambiente hospitalar tem se mostrado essencial para a segurança e recuperação de pacientes com doenças crônicas. O novo Hospital da Criança e do Adolescente conta com consultório odontológico próprio, garantindo um cuidado mais completo, especialmente para cardiopatas, nefropatas e pacientes com doenças neurológicas e reumatológicas, que apresentam maior vulnerabilidade a infecções.

Segundo a médica cardiologista Ana Chucre, a presença do serviço odontológico integrado à assistência hospitalar é fundamental para garantir segurança clínica aos pacientes com doenças crônicas e prevenir complicações sistêmicas graves.

“O serviço é essencial, principalmente para pacientes cardiopatas, nefropatas e com condições neurológicas e reumatológicas. Esses pacientes já apresentam imunidade mais baixa e, por isso, qualquer foco infeccioso na boca pode se disseminar pela corrente sanguínea e evoluir para complicações graves, como infecções generalizadas ou até endocardite. Quando conseguimos identificar e tratar essas infecções precocemente, evitamos agravamentos, reduzimos riscos durante internações e aumentamos significativamente as chances de uma recuperação mais rápida e segura”, explicou.

Ana Chucre, médica cardiologista, e George Araújo, diretor do Centro de Especialidades Odontológicas
Ana Chucre, médica cardiologista, e George Araújo, diretor do Centro de Especialidades Odontológicas
Foto: Roberta Corrêa/Sesa

Além de prevenir infecções, o acompanhamento odontológico tem impacto direto na recuperação clínica e no tempo de internação. A eliminação de focos infecciosos bucais ajuda a evitar, por exemplo, a pneumonia aspirativa, condição comum em pacientes hospitalizados e que pode prolongar significativamente a permanência no leito.

“Quando conseguimos eliminar o foco infeccioso bucal, prevenimos a pneumonia aspirativa. Com a boca saudável, o tempo de permanência no hospital diminui consideravelmente, e a recuperação do paciente é muito mais rápida”, destacou a médica.

A ausência de tratamento odontológico adequado pode levar a quadros ainda mais graves. A cardiologista relata casos recentes de crianças e adolescentes que precisaram passar por nova cirurgia cardíaca após infecção da válvula causada por cáries não tratadas.

“Tivemos pacientes que precisaram substituir a válvula do coração porque a anterior infeccionou devido a uma cárie dentária. O foco da endocardite, nesses casos, era exclusivamente dentário. Sem tratar a saúde bucal, a cirurgia cardíaca pode ser comprometida”, alertou.

A implantação da estrutura odontológica dentro do hospital contou com o apoio da primeira-dama Priscilla Flores, cirurgiã-dentista e coordenadora do programa Mais Sorriso, fortalecendo a ampliação do atendimento especializado na unidade.

Com o serviço disponível no próprio ambiente hospitalar, o fluxo de atendimento torna-se mais ágil e seguro. O paciente passa pelo atendimento clínico, realiza avaliação pediátrica e atualização do calendário vacinal e, quando necessário, é encaminhado diretamente ao consultório odontológico. A unidade também dispõe de suporte para a realização de procedimentos sob sedação, com retaguarda do centro cirúrgico, garantindo mais segurança e resolutividade no cuidado aos pacientes internados.

Para o diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), George Araújo, a implantação do serviço odontológico especializado dentro do hospital representa um avanço estratégico para a organização da rede de saúde e para a qualidade do atendimento aos pacientes mais complexos. Antes, os pacientes eram encaminhados ao CEO ou a equipe se deslocava até a unidade; agora, o serviço passa a ser concentrado no novo hospital, com equipe fixa.

“A presença do atendimento odontológico no ambiente hospitalar amplia o acesso e garante mais segurança para pacientes com comorbidades graves, que muitas vezes não podem ser atendidos adequadamente na atenção básica. Além de assegurar um cuidado mais resolutivo e integrado, essa iniciativa também contribui para reduzir a sobrecarga do CEO e permite melhor distribuição da demanda entre os serviços, tornando a rede mais eficiente e organizada”, ressaltou.

Com a integração entre odontologia e especialidades médicas, o hospital amplia a resolutividade do atendimento, reduz riscos de infecções graves, como a endocardite, e assegura que procedimentos cirúrgicos e tratamentos de alta complexidade tenham melhores resultados e maior segurança para os pacientes.



🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.


Parceiros Quem apoia o Jornal O GUARANI
Ideal
Nei
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB
Ideal
Paladar
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith
Ouvir notícia
Pronto para ouvir Reproduzindo... Pausado