Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Crédito: Divulgação
Nutricionista do Hospital da Criança e do Adolescente alerta para consumo exagerado de chocolate na Páscoa
Por: Júnior Nery -


Nutricionista do Hospital da Criança e do Adolescente alerta para consumo exagerado de chocolate na Páscoa

Rachel Costa explica que doce é muito bom, mas deve ser consumido com moderação para evitar distúrbios gastrointestinais, como a diarreia, principalmente nas crianças.

Com a chegada da Páscoa, período marcado pelo aumento no consumo de chocolates, o Governo do Amapá lança um olhar sensível sobre a alimentação infantil e reforça a importância do equilíbrio para garantir o bem-estar das crianças. A orientação é aproveitar o momento sem excessos, mantendo hábitos saudáveis e prevenindo problemas de saúde relacionados ao consumo exagerado de açúcar.

De acordo com a nutricionista do Hospital da Criança e do Adolescente, Rachel Costa, o chocolate pode sim fazer parte da alimentação dos pequenos, desde que consumido com moderação e atenção. Pequenas mudanças no comportamento durante esse período fazem toda a diferença para evitar impactos negativos no organismo.

“O ideal é consumir pequenas porções, de 20 a 30 gramas por dia, evitando beliscar ao longo do dia, o que aumenta muito a quantidade ingerida”, orienta Rachel.

Ela também recomenda que o consumo seja feito após as refeições, ajudando a reduzir o impacto glicêmico - açúcar - no organismo.

Atenção a alguns grupos 

A especialista alerta ainda que alguns grupos precisam de atenção redobrada, como crianças com tendência à obesidade, diabetes, gastrite, refluxo ou enxaqueca.

“O chocolate não precisa ser totalmente proibido, mas o consumo deve ser controlado e orientado, principalmente entre as crianças, por causa do excesso de açúcar e do estímulo exagerado”, destaca.

Outra dica importante é escolher melhor o tipo de chocolate. Opções com maior teor de cacau, acima de 70%, são mais saudáveis por conterem menos açúcar e mais compostos benéficos.

“O chocolate não é um vilão, o problema está no excesso. Consumir pouco, com qualidade, pode trazer benefícios como melhora do humor e ação antioxidante. Já o exagero pode causar ganho de peso, desconfortos gastrointestinais, diarreia e aumento da glicemia”, conclui a nutricionista.



🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.


Parceiros Quem apoia o Jornal O GUARANI
Ideal
Nei
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB
Ideal
Paladar
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith
Ouvir notícia
Pronto para ouvir Reproduzindo... Pausado