Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Prefeitura de Macapá reativa UBS Fluvial para levar atendimento de saúde ao arquipélago do Bailique
Por: Leidiane Lamarão -


Prefeitura de Macapá reativa UBS Fluvial para levar atendimento de saúde ao arquipélago do Bailique

Ação itinerante ocorrerá entre os dias 24 e 26 de abril, com oferta de serviços médicos, vacinação e testes rápidos para comunidades ribeirinhas

A Prefeitura de Macapá vai retomar o atendimento de saúde itinerante no arquipélago do Bailique com a reativação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial. A ação está prevista para ocorrer entre os dias 24 e 26 de abril, levando serviços essenciais às comunidades ribeirinhas da região. Nesta segunda-feira, 20, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma inspeção técnica na embarcação, com o objetivo de verificar as condições estruturais e garantir que a unidade esteja apta para iniciar os atendimentos. A vistoria contou com a presença da subsecretária de Gestão e Planejamento, Karen Luz, da subsecretária de Saúde, Elizabeth Medeiros, e do vereador Joselyo Mais Saúde, que apoia a iniciativa.

A UBS Fluvial foi preparada para funcionar com equipe multiprofissional, incluindo médicos, além de estar equipada com insumos e medicamentos necessários para atender à população. Durante os três dias de ação, serão ofertados atendimentos clínicos, vacinação e realização de testes rápidos. A estimativa da Prefeitura é que aproximadamente 400 a 600 famílias sejam atendidas ao longo da ação, considerando a abrangência das comunidades do arquipélago.

De acordo com o vereador Joselyo, a unidade havia sido utilizada apenas uma vez neste ano, o que reforça a importância da reativação.

“Essa ação é fundamental para garantir assistência às comunidades que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde na área urbana, e o Prefeito DaLua não mediu esforços para que isso acontecesse”, destacou o vereador.

A reativação da UBS fluvial foi uma determinação do prefeito interino de Macapá, Pedro DaLua, autorizou a retomada do funcionamento da unidade de saúde como medida prioritária para ampliar o acesso à saúde. A subsecretária de Saúde, Elizabeth Medeiros, destacou que a reativação da UBS Fluvial atende a uma diretriz da atual gestão. “Essa é uma determinação do prefeito Pedro DaLua, para podermos levar atendimento às comunidades que vivem mais distantes da capital e que precisam de cuidados de saúde mais próximos”, afirmou.

Foto: Isa Duarte – Semcom/PMM

A previsão é que a embarcação já esteja no arquipélago do Bailique no dia 24, dando início aos atendimentos. A ação busca garantir assistência básica, promover prevenção e ampliar o acesso aos serviços de saúde para populações em áreas de difícil acesso. Com a retomada da UBS Fluvial, a gestão municipal reforça o compromisso com a descentralização dos serviços e a promoção da saúde nas comunidades ribeirinhas de Macapá.



🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.



Parceiros Quem apoia o Jornal O GUARANI
Ideal
Nei
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB
Ideal
Paladar
Paladar
Casa de Carnes Lobrito
Comercial Lobrito
Governo do Amapá
Rêsto da FAB

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith
Ouvir notícia
Pronto para ouvir Reproduzindo... Pausado