Seis municípios do Amapá celebram 33 anos de independência política
Cutias, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio comemoram a emancipação com homenagens e orgulho da população.
Seis municípios do interior do Amapá comemoram, nesta quinta-feira, 1º de maio — data em que também se celebra o Dia do Trabalhador —, 33 anos de emancipação político-administrativa. Cutias, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio foram oficialmente criados em 1992 e celebram a data com programações cívicas e culturais em homenagem a uma população que, com dignidade e força de trabalho, constrói diariamente a história dessas cidades.
Cutias: Terra das águas, a 120 km de Macapá
Localizado na região central do estado, Cutias do Araguari fica a cerca de 120 km de Macapá. Conhecido pelos rios e lagos abundantes, é destaque na pesca artesanal e no cultivo de peixes em cativeiro. Segundo o IBGE, possui uma população estimada de cerca de 6.000 habitantes.
Itaubal: Pequeno, mas estratégico, a 112 km da Capital
Com pouco mais de 5.000 habitantes, Itaubal está a cerca de 112 km de Macapá, com acesso pela BR-156. É um dos menores municípios do estado em extensão territorial e população, mas se destaca pelo potencial na agricultura familiar e na produção de frutas regionais, como açaí e banana.
Pedra Branca do Amapari: Mineração e natureza, a 183 km da Capital
Pedra Branca está situada a 183 km de Macapá, às margens da BR-210. O município abriga áreas de mineração e é um dos principais polos de produção de ouro e manganês no estado, além de estar inserido em uma região de grande biodiversidade. A população gira em torno de 17 mil habitantes.
Porto Grande: O coração agrícola do Amapá, a 102 km de Macapá
Localizado a apenas 102 km da capital, Porto Grande é conhecido como o “celeiro agrícola do Amapá”, com destaque para a produção de mandioca, hortaliças e criação de gado. Com aproximadamente 22 mil habitantes, o município também realiza a tradicional Expofeira Agropecuária.
Pracuúba: Tradição pesqueira e sustentabilidade, a 235 km da Capital
A cerca de 235 km de Macapá, Pracuúba está localizada em uma área ribeirinha e possui forte ligação com a pesca, o extrativismo e o manejo sustentável de recursos naturais, como o peixe pirarucu. Tem população estimada em pouco mais de 5.500 habitantes.
Serra do Navio: Da mineração ao turismo de natureza, a 203 km de Macapá
Serra do Navio, a 203 km da capital, nasceu como um projeto urbano planejado pela mineradora Icomi, e hoje busca desenvolver o turismo ecológico e histórico. Apesar da queda na atividade mineral, o município mantém infraestrutura urbana diferenciada e cerca de 5.800 habitantes.
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.






Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?