CEA Equatorial orienta sobre podas próximas à rede elétrica
Serviço deve ser feito apenas por equipes autorizadas; em 2025 já foram realizadas mais de 7 mil podas em todo o Amapá.
A CEA Equatorial reforça a importância dos cuidados com as árvores próximas à rede elétrica e orienta a população sobre quando o serviço de poda deve ser solicitado à distribuidora. A empresa é responsável pelas podas que envolvem risco de contato com os cabos de energia e que podem causar interrupções no fornecimento ou acidentes.
Já as podas de árvores que não estão próximas ou em contato com a rede elétrica, são de responsabilidade das prefeituras municipais, que devem ser acionadas nesses casos.
Somente em 2025, até o mês de setembro, a CEA Equatorial já registrou mais de 9 mil ocorrências envolvendo galhos de árvores próximos ou em contato com a rede elétrica. Com atuação do trabalho preventivo e de manutenção, já foram realizadas 7.700 podas em todo o estado. De 2023 até outubro de 2025, o número chega a 37.300 serviços executados, o que mostra o compromisso da distribuidora com a segurança da rede.
Para o executivo de manutenção da CEA Equatorial, Sidney Oliveira, esses são trabalhos executados para garantir a qualidade da entrega dos serviços oferecidos pela distribuidora.
“As podas realizadas pela empresa seguem padrões técnicos e ambientais, com cortes controlados que preservam as árvores e garantem a continuidade do fornecimento de energia. Nossos clientes precisam de um sistema confiável e as podas também são frentes necessárias que precisam de uma atuação intensa da CEA Equatorial”, afirma.
Quando o morador identificar uma árvore em contato direto à fiação, deve entrar em contato com a distribuidora através da Central de Atendimento, no 0800 096 0196, que funciona 24 horas por dia, ou então, solicitar o serviço presencialmente em uma das agências do Grupo Equatorial.
Além das podas, a CEA Equatorial também executa outras ações de manutenção para melhorar a confiabilidade do sistema elétrico. Entre nos últimos dois anos, foram trocadas cerca de 1.700 cruzetas danificadas, realizada a limpeza de 2.790 hectares de faixa de rede e instalados e substituídos mais de 11 mil espaçadores em todo o Amapá.
Dicas importantes:
- Se uma árvore cair e houver fios enroscados em galhos, não tente movê-los. Informe a distribuidora ou a prefeitura da cidade.
- Ao plantar árvores, escolha locais afastados da fiação e dê preferência à espécies de pequeno porte para evitar futuros riscos.
- Nunca suba em árvores próximas à rede elétrica, até mesmo se ela não encostar diretamente aos fios, há risco de choque elétrico.
- Mantenha distância de árvores em serviços de poda e respeite a sinalização de segurança.
Comunicação Grupo Equatorial Amapá
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.






Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?