Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Sal Lima/GEA
Campanha de Educação Ambiental percorre municípios com orientações sobre Prevenção e Combate à Queimadas e Incêndios Florestais
Por: Redação -
Ads Jornal O Guarani


Campanha de Educação Ambiental percorre municípios com orientações sobre Prevenção e Combate à Queimadas e Incêndios Florestais

A iniciativa sensibiliza moradores sobre a utilização do fogo, apresenta alternativas sustentáveis e orienta sobre o acionamento do serviço de emergência.

Com a chegada do período de estiagem, que se intensifica nos meses de outubro e novembro durante o verão amazônico, o Governo do Amapá lançou a Campanha de Educação Ambiental para Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais. A ação, que abrange todo o estado, iniciou na terça-feira, 7, pelo município de Calçoene.

“Este ano, apesar da queda significativa no número de queimadas e incêndios florestais, a campanha reforça as ações de prevenção. As atividades sensibilizam moradores das regiões, disseminando informações sobre prevenção, cuidados e o uso da queima controlada para plantio. Além disso, a comunidade recebe orientações sobre a legislação ambiental e sobre o que fazer ao avistar fogo descontrolado na vegetação”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

A programação iniciou com palestras e apresentações lúdicas para o público infantil da Escola Estadual Brasilino de Farias Filho, durante o período da manhã. À tarde, as orientações sobre prevenção, cuidados com a saúde, procedimentos em caso de foco de incêndio e queima controlada foram direcionadas a moradores, pescadores e agricultores da região.

Kate Oliveira, agricultora da comunidade Irineu

Kate Oliveira, agricultora da comunidade Irineu

Foto: Sal Lima/GEA

A agricultora Kate Oliveira, moradora da comunidade do Irineu, afirmou que as palestras trouxeram informações valiosas para quem trabalha com agricultura e ajudaram a esclarecer dúvidas sobre as queimadas.

“As palestras foram muito produtivas, nos trouxeram alternativas de combate ao fogo que a gente desconhecia. Abriram nossa mente, porque somos acostumados a uma determinada cultura, e a campanha trouxe práticas diferentes, que beneficiam o meio ambiente e a todos nós”, destacou Kate.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da equipe do Amapá Verde – Protetor dos Biomas, e com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), que atuam com palestras, orientações preventivas e protocolos em caso de ocorrência com fogo.

“Durante a campanha, orientamos sobre o que fazer em caso de fogo e como acionar nossas equipes. A Operação Amapá Verde está com equipes em campo em todo o estado. Em Calçoene, reforçamos o combate com rondas diárias e, em caso de ocorrência, deslocamos imediatamente para o local, garantindo a segurança”, ressaltou a tenente Joselane, do Corpo de Bombeiros, integrante da equipe Amapá Verde.

Tenente Joselane, integrante da Operação Amapá Verde, equipe de Calçoene

Tenente Joselane, integrante da Operação Amapá Verde, equipe de Calçoene

Foto: Sal Lima/GEA

Com foco na sensibilização da população, a campanha também busca mobilizar a sociedade para a prevenção e adaptação ao período de estiagem, aos focos de calor, às queimadas e ao desmatamento, incentivando práticas sustentáveis e o cumprimento da legislação ambiental vigente.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila, reforça que, além da conscientização, a campanha alerta sobre as causas e os impactos das queimadas e apresenta alternativas sustentáveis.

“Buscamos sensibilizar as pessoas para termos um efeito mais eficaz na prevenção. Por meio da Educação Ambiental, tornamos cidadãos comuns em agentes ativos na proteção do meio ambiente”, enfatizou Renata.

Coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila

Coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila

Foto: Sal Lima/GEA

As ações coordenadas pela Sema seguem as diretrizes do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Amapá (PPCDAP), instrumento da política ambiental estadual voltado à redução do desmatamento e dos incêndios florestais.

A campanha continuará percorrendo os demais municípios do estado, com datas programadas.

Confira a programação abaixo:

Amapá
09/10
- 9h: Ginásio Jânio Ubirajara
- 10h: Escola Estadual Professora Maria Esmeralda Martins de Moura – Palestra lúdica para
alunos

Itaubal
10/10
- 9h: Associação de Moradores, Agricultores e Assentados do Inajá do Piririm – Público geral
- 9h: Escola Municipal Antônio Maximino da Cruz – Palestra lúdica para alunos

Por Alexandra Flexa

Campanha alerta sobre as causas e os impactos das queimadas e apresenta alternativas sustentáveis

Campanha alerta sobre as causas e os impactos das queimadas e apresenta alternativas sustentáveis



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?



Abrir janela

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith