PF e IBAMA realizam ação contra garimpo ilegal em Tartarugalzinho/AP
A ação contou com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).
Macapá/AP. Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), realizou uma ação de fiscalização em uma área suspeita de ser utilizada para extração ilegal de ouro, no município de Tartarugalzinho/AP.
A ação teve início após os órgãos federais identificarem, por meio de análises de geoprocessamento, movimentações anormais no local que indicavam possível atividade garimpeira irregular.
Durante a inspeção, os agentes confirmaram a existência de garimpo ilegal no subsolo da área e promoveram a inutilização de 34 motores e trituradores empregados na extração de ouro. Também foram apreendidos grande quantidade de mercúrio — substância altamente tóxica e proibida para uso nesse tipo de atividade — e um veículo suspeito de estar sendo utilizado nas operações do garimpo.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar os responsáveis pela exploração e apurar os crimes ambientais e de usurpação de bens da União. Quando identificados, os indivíduos poderão responder pelos crimes de Usurpação de bens da União, associação criminosa e receptação de mercúrio. Se condenados, as penas podem chegar a 12 anos de reclusão, mais pagamento de multa.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.






Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?