Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Petrobras/Divulgação
Ibama concede licença após rigoroso plano ambiental da Petrobras
Ads Jornal O Guarani


Ibama concede licença após rigoroso plano ambiental da Petrobras

Após atender exigências ambientais, estatal deve iniciar a perfuração poço exploratório em área promissora a 175 km da costa do Amapá. Perfuração visa avaliar potencial de petróleo e gás na Margem Equatorial.

O  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à Petrobras na última segunda-feira, 20, a licença para perfuração de um poço exploratório na Margem Equatorial, em águas profundas do Amapá, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e 175 quilômetros da costa. A autorização, celebrada pelo governo Lula, ocorre após a estatal cumprir uma série de exigências ambientais, incluindo correções no pedido original de 2023, que havia sido indeferido. A sonda já está posicionada, e a perfuração deve começar imediatamente, com duração estimada de cinco meses, para avaliar o potencial econômico de petróleo e gás na região.

Entre as condições impostas pelo Ibama estão medidas rigorosas de segurança e controle ambiental. O plano de emergência aprovado inclui o Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada, voltado à prevenção e resposta a possíveis vazamentos de óleo. Como parte dessa estrutura, a Petrobras construiu um Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) em Oiapoque (AP) e reforçou a base de Belém (PA), além de disponibilizar três embarcações offshore e quatro de apoio para o atendimento à fauna. Em agosto, a companhia realizou um simulado operacional que comprovou a eficácia do plano de emergência, e um novo exercício será feito durante a perfuração.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa vai operar “com segurança, responsabilidade e qualidade técnica” e destacou a expectativa de confirmar a existência de petróleo em uma “nova fronteira energética mundial”. Nesta fase, não há produção de petróleo — o objetivo é apenas coletar dados geológicos. Caso os resultados confirmem a viabilidade econômica, a Petrobras deverá declarar a “comercialidade” da área e solicitar novo licenciamento ao Ibama para iniciar a produção.

Fonte: VEJA – “Os principais compromissos da Petrobras para explorar poço no Amapá”.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/os-principais-compromissos-da-petrobras-para-explorar-poco-no-amapa/

 



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?



Abrir janela

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith